A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, participa da 28ª edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), que acontece de 07 a 10 de abril, em Araguari (MG). Durante o evento, considerado o maior e a mais importante fonte de informação sobre o tema para cafeicultores no País, a Yara destaca seu portfólio de soluções nutricionais de alta tecnologia e valor agregado, voltados a apoiar o produtor no aumento da produtividade e rentabilidade dos cafezais.
O evento acontece em um momento de valorização do café, o que pode abrir possibilidade para novos investimentos. “O Brasil não seria o principal produtor e exportador de café do mundo, se não fosse pelo interesse do produtor em tecnologia e inovação. Esse é um momento especialmente importante para apostar em produtos de qualidade e alta eficiência que garantam nutrição adequada para uma próxima safra ainda mais produtiva e rentável”, afirma Vinicius Giroto, Especialista Agronômico para Café na Yara Brasil.
Entre os destaques da Yara na feira estão o YaraLiva NITRABOR, fertilizante fornecedor de nitrogênio nítrico e amoniacal, associado a cálcio e boro 100% solúveis. O produto se diferencia pela concentração de cálcio, o que contribui para maior pegamento de florada, um desafio enfrentado nas lavouras de café nos últimos anos. Já o YaraMila INOVAPLUS, com mais magnésio do que outros produtos formulados pelo mercado, garante balanço nutricional adequado para um aumento significativo na produtividade da lavoura.
A irrigação é o tema central do evento e marca da produção cafeeira de Araguari, cujas lavouras são 100% irrigadas. Abordar essa prática também é uma oportunidade para rediscutir a importância de sistemas de fertirrigação no Cerrado Mineiro. Atualmente, apenas 30% da necessidade nutricional em cafezais de café arábica é atendida via fertirrigação na região.
Sob a perspectiva de investimentos em novos sistemas de irrigação, a prática, uma importante aliada para o melhor uso dos recursos naturais, já que combina aplicação de água e nutrientes, volta a ganhar relevância. Os pontos fundamentais para seu sucesso são a uniformidade do sistema de irrigação, de forma a garantir que a água e os nutrientes tenham distribuição igualitária por toda a lavoura, e o uso de fontes nobres de nutrientes.
Com YaraRega, linha especialmente voltada à fertirrigação que combina sete nutrientes de fontes adequadas à prática no mesmo produto, a Yara apoia o produtor a obter o melhor desenvolvimento vegetativo da lavoura e maior produtividade com mais qualidade, além de praticidade e simplicidade na aplicação – estudos desenvolvidos pela empresa apontam rendimento superior a 7,6 sacas a mais por hectare no café conilon e 4,6 sacas a mais por hectare no café arábica.A marca conta ainda com o fertilizante YaraTera CALCITIN, solução 100% solúvel com fonte de nitrogênio nítrica e amoniacal associada ao cálcio, ideal para todos os sistemas de fertirrigação.
Durante a Fenicafé, os produtores poderão conhecer também a linha YaraAmplix, uma nova ferramenta à disposição dos cafeicultores na mitigação de impactos de estresse relacionados ao clima. Com produtos que combinam nutrientes de alta qualidade com compostos de matriz orgânica, como extratos de algas, substâncias húmicas e aminoácidos, seus componentes contribuem para uma nutrição equilibrada, resultando em melhor resposta da planta em caso de condições climáticas adversas.
“Nos últimos anos, fortalecemos nossa abordagem em agricultura regenerativa, com foco em devolver valor ao solo, garantindo produtividade e rentabilidade aos produtores. Atuamos para ser a principal parceira dos cafeicultores na entrega de uma solução completa, com recomendações agronômicas e produtos de última geração para o desenvolvimento sustentável da cultura, atributo reconhecido do café brasileiro”, ressalta Vinicius Giroto.
Sustentabilidade e valorização da cafeicultura
A cafeicultura é de extrema relevância para a Yara e a porta de entrada para muitas de suas inovações. Por meio de uma parceria com a cooperativa de café Cooxupé, a empresa foi pioneira em introduzir no Brasil uma nova geração de fertilizantes lower carbon, produzidos a partir de matriz energética renovável. O produto, cujo primeiro lote foi entregue ao final de 2024, faz parte do portfólio global Yara Climate Choice, e pode reduzir em até 40% a pegada de carbono do grão de café colhido.
Com o propósito de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, a Yara sempre investiu para a sustentabilidade da cultura. Por meio do Programa Nutricional NossoCafé, que fornece nutrição superior e equilibrada em cada fase de crescimento da planta tanto para a variedade arábica quanto conilon, já é possível alcançar uma produção de café com 25% menos emissões.
A companhia ainda valoriza o cultivo cafeeiro nacional por meio do Concurso NossoCafé, que premia os melhores cafés especiais produzidos no País. O objetivo é estimular a produção de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. As inscrições para a 9ª edição da competição serão abertas no próximo semestre.