Desafio Tecnológico do Cacau. Esse é o nome do projeto do SEBRAE/BA com o Sistema FAEB/SENAR, em parceria com o CocoaAction Brasil e a Rede+, para buscar startups e empresas inovadoras que estejam dispostas a desenvolver um equipamento para a quebra do cacau disponível (principalmente) para pequenos produtores familiares, impulsionando, assim, a eficiência e a produtividade na cadeia cacaueira.
O desafio promove e dá aporte técnico e financeiro (até R$ 100 mil) às startups com soluções inovadoras para essa questão.
Os interessados têm até 8 de setembro para inscrever suas propostas. As aprovadas serão publicadas na fase seguinte (até 4 de outubro), e as startups ou empresas selecionadas irão receber mentoria de especialistas para a elaboração do plano de trabalho e do modelo de negócio do projeto. Esta segunda fase contempla visitas técnicas a fazendas de cacau para exploração, aprendizagem e implementação.
A terceira e última fase acontece em novembro, com a apresentação do projeto desenvolvido aos realizadores e anúncio da empresa vencedora.
Para mais detalhes, acompanhe a live de lançamento do projeto pelo YouTube na quinta (8), às 19h.
O CocoaAction é uma iniciativa precompetitiva da Fundação Mundial do Cacau (WCF), com atuação no Brasil desde 2018, que trabalha unindo os diferentes atores da cadeia cacaueira dos setores público, privado e sociedade civil, para implementar ações coletivas que fomentem o desenvolvimento sustentável. O CocoaAction Brasil tem oito membros financiadores – Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars, Mondelez, Nestlé e Ofi –, além de dezenas de parceiros.
Fonte: cafepoint