Os preços internacionais do café abriram as atividades desta sexta-feira (15) estendendo os ganhos na Bolsa de Nova Iorque (ICE Futures US).
O vencimento dezembro/24 tinha alta de 95 pontos, a US$ 2,793 por libra peso, enquanto o março/25 valia US$ 2,795 por libra peso com elevação de 10 pontos.
No fechamento da última quinta-feira (14), os contratos do café arábica em Nova Iorque já haviam atingindo seu maior nível nos últimos 13 anos, conforme reportado pela Agência Reuters.
Segundo informações do Escritório Carvalhaes, as fortes altas desta semana, em Nova Iorque e Londres, refletem um quadro que tem se repetido nos últimos dias.
“A rolagem para março, dos contratos com vencimento em dezembro próximo na ICE americana; as informações de produtores e agrônomos, que vão confirmando, dia após dia, as más condições das lavouras para reterem as floradas que abriram nas últimas semanas, com a chegada das chuvas; a insegurança de operadores e analistas, que procuram enxergar os rumos da economia internacional após a ampla vitória de Donald Trump; a inexistência de estoques de segurança; a aproximação do período de inverno no hemisfério norte, quando o consumo cresce, e a dificuldade atual para comprar café em quantidade suficiente para suprir nossas exportações e o consumo interno brasileiro, nestes dois meses finais de 2024”, destaca a análise.