NOTA OFICIAL
Tomamos conhecimento que o Governo Federal aprovou a isenção da alíquota do imposto de importação para o café, inclusive, do café torrado e moído. Vale lembrar que, em 2022, no contexto inflacionário pós-pandemia, a tarifa de importação sobre o café torrado foi zerada pelo período de março a dezembro daquele ano, sem ter produzido alterações profundas no mercado. Portanto, a busca por alternativas para redução do impacto da inflação sobre o preço dos alimentos não é uma novidade e já era esperada.
A alta do preço do café é um fenômeno mundial decorrente de uma combinação de fatores. A indústria nacional de café vivencia um dos momentos mais difíceis de toda sua história. Desde 2020, a produção nacional e internacional tem sido afetada por questões climáticas, aumento da demanda global pelo café, questões geopolíticas e o aumento do custo de produção. Diante do princípio básico da oferta e da procura, e por ser commodity negociada em bolsas internacionais (Nova Iorque e Londres), o preço da saca de café atingiu valores jamais vistos no mundo, pressionando o preço para as indústrias tanto nacionais quanto estrangeiras, e consequentemente para o consumidor.
A ABIC segue à disposição das instituições públicas e privadas para o dialogar sobre os caminhos possíveis diante de um cenário tão adverso. A Associação manterá sua conduta em prol do café de qualidade, exigindo sempre o cumprimento da legislação nacional aplicável aos cafés torrados.
Associação Brasileira da Indústria de Café