A Embrapa Café lança nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, o curso online e gratuito “Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura”. A capacitação é destinada a produtores de café, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), demais profissionais ligados à produção de café, além de estudantes de agronomia e visa mitigar os impactos negativos causados por pragas e nematoides, que comprometem a produção e a qualidade dos grãos de café em todo o Brasil.
Elaborada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a capacitação apresenta tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, assim como métodos de identificação e de correto manejo desses organismos, com o objetivo de mitigar seus efeitos sobre as lavouras cafeeiras.
O curso, com carga horária de cinco horas, está disponível na plataforma e-Campo da Embrapa e pode ser acessado de forma contínua, permitindo que os participantes estudem no seu próprio ritmo. No entanto, para uma melhor absorção do conteúdo, a Embrapa Café recomenda que o curso seja concluído em até 30 dias. Para obter o certificado de conclusão, é necessário que o participante atinja uma pontuação mínima de 70 pontos nas atividades avaliativas.
Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam aptos a implementar estratégias eficazes para o controle das pragas e nematoides que ameaçam a cafeicultura, contribuindo assim para a sustentabilidade e a produtividade das lavouras. O curso oferece uma oportunidade para que os profissionais do setor cafeeiro adquiram conhecimento técnico especializado e estejam mais preparados para enfrentar os desafios que impactam diretamente a produção de café. Todas as informações e o link para as inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico www.embrapa.br/cafe/cursos.
Este é o terceiro curso online voltado para a cafeicultura e disponibilizado gratuitamente pela Embrapa Café na plataforma do e-campo. Também estão disponíveis os cursos: “Cafeicultura no Cerrado”, que apresenta o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado, capacitando os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis; e “Podas do Cafeeiro Arábica”, que ensina sobre os aspectos morfológicos, as finalidades e os tipos de podas; como realizar a recepa, o esqueletamento, o desponte e decote e como deve ser realizado o manejo da lavoura pós-poda.