A produção total em mundial de café prevista para o ano-cafeeiro 2023–2024 foi estimada em um volume físico equivalente a 178 milhões de sacas de 60kg, das quais 102,2 milhões de sacas serão da espécie de Coffea arabica (arábica), e, adicionalmente, 75,8 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), que representam, respectivamente, 57,4% e 42,6% do volume global.
Tais números da performance total das duas espécies de cafés, do ano-cafeeiro em destaque, demonstram que haverá um ligeiro aumento de 5,8% da produção mundial na comparação com o ano anterior. E que, neste mesmo contexto, também haverá um expressivo crescimento de 8,8% da produção de C. arabica, e, em menor escala, de 2,1% de C. canephora, cuja produção global anterior foi de 168,2 milhões de sacas, sendo 94 milhões de arabica (55,8%) e de 74,2 milhões de Canephora (44,2%).
Neste contexto, também merece destaque nesta análise estabelecer um comparativo da produção de café estimada para o ano-cafeeiro atual com o desempenho efetivo do ano anterior, considerando, no caso, a performance agrupada das duas espécies de cafés das quatro grandes regiões produtoras do planeta, a saber: a) África, b) Caribe, América Central e México, c) América do Sul, e, d) Ásia e Oceania.
Assim, verifica-se que na África haverá aumento de 12,1%, haja vista que a produção estimada para o atual ano-cafeeiro foi calculada em 20,1 milhões de sacas, enquanto que a do período anterior efetivamente colhida foi de 17,9 milhões. Em contrapartida, a produção do Caribe, América Central e México terá um ligeiro decréscimo de 2,5%, pois o que foi estimado para o atual período será de 18,7 milhões de sacas, enquanto que a safra anterior efetivamente colhida foi de 19,2 milhões de sacas.
Complementando esta análise, com relação à produção estimada para a América do Sul, região que deverá produzir 89,3 milhões de sacas neste ano-cafeeiro, tal desempenho implicará crescimento de 9,8% na comparação com a safra anterior, que foi de 81,3 milhões de sacas. E, por fim, a região produtora Ásia e Oceania praticamente manterá o volume físico da sua produção relativamente estável, nos dois períodos em comparação, considerando que o momento atual será de 49,9 milhões de sacas e que o anterior foi de 49,8 milhões de sacas.
Vale ressaltar que os números que estão sendo objeto desta análise e divulgação, da produção mundial de café, foram obtidos do Relatório sobre o mercado de Café – Junho 2024, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, o qual é coordenado pela Embrapa Café.