Em apoio aos trabalhos de promoção comercial realizados pela Embaixada do Brasil em Santiago, no Chile, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, nos dias 1º e 2 de julho, da Expocafé Chile 2023, mais importante evento cafeeiro no país sul-americano.
“O Brasil foi o país anfitrião da Feira, o que gerou uma grande oportunidade de divulgação da sustentabilidade e da qualidade da cafeicultura brasileira junto aos consumidores chilenos”, revela Silvia Pizzol, gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé.
No evento, ela ministrou a palestra “Los cafés brasileños conectados a las tendencias globales ESG”, abordando as três dimensões da sustentabilidade da cafeicultura brasileira – econômica, ambiental e social – e destacando as ações realizadas pelos exportadores em prol da melhoria contínua dos indicadores de governança socioambiental do setor.
“Foi uma excelente oportunidade para potencializarmos a divulgação e a promoção de nossos programas de capacitação de cafeicultores, apoio à segurança alimentar e à segurança do alimento, mensuração de balanço de carbono e ampliação da rastreabilidade dos Cafés do Brasil”, destaca.
Nos primeiros cinco meses de 2023, as exportações de café do Brasil ao Chile apresentam crescimento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. O salto é ainda mais expressivo no segmento de cafés diferenciados, cujas exportações aumentaram 757% de janeiro a maio deste ano.
“Esses números indicam o despertar da população do Chile para o consumo de café e a capacitação dos profissionais do segmento que vem sendo realizada, tanto que o barista chileno Carlos Medina se sagrou campeão no Campeonato Mundial de Brewers Cup deste ano”, conclui Silvia.