A paixão pela cultura milenar de cafés e chás fez Katia Antum criar o Katarina Coffee & Tea. No Bairro Itanhangá Park, o espaço inaugurou neste mês com menu exclusivo que traz croissants importados da França, drink inspirado em obra de arte e café feito com o grão premiado ‘Jacu Bird’.
A origem libanesa da proprietária influenciou na criação do pão exclusivo da casa, o Katarina. Em formato de bolsa, o galette é feito artesanalmente e temperado com especiarias e a rara semente de cereja. O pão é recheado com zaatar, coalhada, tomate cereja, azeitonas, pepino, hortelã, folhas e azeite.
Desenvolvido pelo chef Marcílio Galeano, o cardápio tem outras sensações, como o ‘La Belle France’ que é o galette com gorgonzola, pera, rúcula e biscuit e o ‘Salmon’ com cream cheese, aioli de avocado, lâminas de pepino, raspas de limão siciliano, folhas e salmão laminado.
Croissants são trazidos da França para à cafeteria no Itanhangá Park. (Foto: Celso Magalhães)
Croissant é servido com gelato 100% italiano e chantilly. (Foto: Celso Magalhães)
Para entregar o autêntico croissant, a casa traz direto da França a massa folhada preparada em sete versões diferentes, desde o tradicional ao com zaatar, que é uma das especiarias mais famosas da culinária libanesa. Outro croissant bastante pedido é servido com gelato 100% italiano. O prato acompanha duas opções de coberturas, sendo algumas das alternativas amêndoas, oreo, pistache, chantilly, confete, frutas vermelhas, caramelo ou chocolate.
O café é uma das especialidades do lugar que trabalha com a cartela premium, sendo o mais especial o ‘Jacu Bird’ feito com grãos ingeridos e excretados pelo Jacu. Outra produção brasileira é o ‘Natural Camocim Montanhas do Espírito Santo’. A bebida é fruto do blend dos melhores cafés arábicas cultivados entre 900 a 1100 metros de altitude.
Os cafés também são usados para compor drinks gelados e quentes que promovem um passeio pelos sabores de outros países. O Líbano é lembrado através do expresso com damasco, suco de laranja, água de laranjeira e espumante, enquanto ‘Bannacoffee’ é o clássico da Inglaterra com banana caramelizada, biscuit inglês, doce de leite, canela, noz moscada, chantilly e McVities. A bebida do Japão, a ‘Ikebana’, promove o ‘equilíbrio entre vida e natureza’ com sake, maçã verde, gergelim matcha e chocolate branco.
Casa traz menu com drinks de café servidos gelados ou quentes. (Foto: Celso Magalhães)
Já os drinks alcoólicos prestam homenagem a canções, obras de arte e personagens animados. A tônica com suco de uva, água de rosas e limão trata-se da ‘England' s Rose’ a canção de Elton John a princesa Diana. Bob Marley é lembrado graças à bebida inspirada na ilha tropical Jamaica.
O drink é resultado da mistura de licor cointreau, limão, maçã verde, maracujá, mandarino, jalab e angustura. O ‘Revolution’ faz referência ao quadro ‘A Liberdade guiando o povo’ de Eugène Delacroix, que é feito com espumante nero, prensa francesa, chá Katarina e licor de rosas.
Os pratos e as bebidas são servidas no ambiente com alma e arquitetura colonial. A dona, Katia, é designer de interiores e ficou responsável pelo projeto de decoração. O toque regional do espaço está presente no teto decorado por crochês feitos por artesãs do Estado.
O Katarina Coffee & Tea está localizada na Rua Chaadi Scaff, 762, Itanhangá Park. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 14h às 20h. Sábado, das 8h às 20h e domingo, das 8h às 12h. As terças-feiras o estabelecimento não abre.
Decoração do espaço foi idealizada pela proprietária do Katarina. (Foto: Celso Magalhães)