Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (77) 981573281

Encontre o que deseja

NO AR

INSÔNIA

    Brasil

Café, soja saltam com clima e preço de comida volta a preocupar

Publicada em 17/06/2023 as 10:47h por Megan Durisin, Mumbi Gitau e Jasmine Ng - 16 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Café, soja saltam com clima e preço de comida volta a preocupar  (Foto: )

(Bloomberg) -- Os preços de commodities agrícolas como café, soja, milho e açúcar dispararam nos últimos dias, em meio a eventos climáticos danosos que reacendem as preocupações com a inflação global de alimentos.

Mais da metade do chamado cinturão do milho nos EUA sofre com seca bem no início da época de cultivo, mostram dados do governo. A seca também reduz as perspectivas para a safra de trigo na Europa, enquanto fortes chuvas na Costa do Marfim, principal produtor de cacau, impedem o transporte por caminhão até os portos.

O retorno do El Niño, fenômeno atmosférico na região equatorial do Pacífico que afeta o clima de todo o planeta, também gera preocupações de longo prazo, com possíveis impactos em safras de café, açúcar e arroz.

A perspectiva para a produção agrícola mundial ainda parece, no geral, positiva, mas condições climáticas extremas ou choques geopolíticos podem prejudicar “o equilíbrio delicado entre demanda e oferta”, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Os futuros de milho em Chicago saltaram 12% esta semana, e os de soja, 11%. Em ambos os casos, é o maior salto semanal desde 2022, com possível impacto nos custos de vários alimentos. O grão e a oleaginosa fazem parte da cadeia de produção de uma série de produtos processados e são usados como ração animal.

A Argentina, maior exportadora mundial de farelo e óleo de soja, voltou a reduzir sua estimativa de produção em meio a uma seca brutal, e as condições da safra de milho na França pioraram após o início de junho mais quente em duas décadas.

Apesar disso, as previsões de produção global recorde de milho e trigo podem acabar por moderar a alta de preços dos grãos, disse Tosin Jack, analista-chefe de commodities da Mintec, no Reino Unido. Os futuros permanecem abaixo dos picos alcançados no ano passado com a invasão da Ucrânia pela Rússia, e a desaceleração das economias globais também pode pesar nos mercados.

Já o café robusta negociado em Londres atingiu cotação recorde, e os contratos de cacau em Nova York alcançaram uma máxima de sete anos esta semana.

As enchentes na Costa do Marfim aumentam as preocupações com a oferta de cacau.

“O mundo dos doces e confeitos é onde vemos preços altos sustentados”, disse Jack, da Mintec.

--Com a colaboração de Kim Chipman.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nossos Parceiros

 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 (77) 981573281

Visitas: 23207 | Usuários Online: 3

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!